Atenção: Conteúdo informativo sobre o programa – Não oficial

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O novo RG vai ser válido no Brasil inteiro, em março, o governo federal fez o anúncio de que criaria IDs digitais.

O documento pode ser solicitado pela Internet para atingir a data de validade da versão atual.

Trata-se de uma identidade com mais informações que o RG tradicional.

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Segundo o site Gov.br, o novo documento de identificação contará com 27 números únicos.

Saiba como adquirir o seu novo RG, confira mais informações no decorrer desse artigo.

Novo RG: Vantagens desse documento

O novo RG promete mais segurança, pois sua autenticidade pode ser verificada com um código QR mesmo offline.

Além do modelo físico, os cidadãos também podem obter o Registro Geral no modelo virtual através da página do Governo Federal do mesmo modo que fariam com a Carteira de motorista.

Isto é essencial para deixar as pessoas mais seguras, especialmente quando se trata de fraude de identidade.

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Além de ser mais seguro, ter documentos de identidade digital traz muitas vantagens econômicas.

Veja também:

Segundo algumas pesquisas, um aumento de pessoas com essa identificação poderia desbloquear um valor equivalente a 3% a 13% do PIB de um país até 2030.

Outra vantagem do novo registro geral é que ele pode ser usado como documento de viagem no futuro, uma vez que o documento contém um código MRZ, o mesmo código usado nos passaportes.

O código é lido por máquinas de identificação localizadas nas áreas tanto de desembarque como embarque.

Para fazer a solicitação da nova identidade, você precisará ir ao departamento de polícia do seu estado.

Todas as entidades já são obrigadas a gerar IDs digitais que acomodam alterações na emissão.

Para fazer um pedido, basta apresentar pessoalmente uma certidão de nascimento ou certidão de casamento.

Os novos registros serão emitidos em papel seguro ou cartões de policarbonato (plástico), além de um formato digital acessível pela plataforma gov.br.

Para quem solicita um novo registro geral, mas não possui CPF, a própria instituição cria automaticamente o cadastro:

  1. As impressões digitais precisam ser coletadas para serem inseridas no BDCN (Banco de Dados de Identificação Nacional da Cidadania) do governo
  2. Após o registo biométrico, é necessário fazer o download de um aplicativo denominado “Cartão de Identidade Nacional” (DNI), e os cidadãos devem ser pré-cadastrados (o aplicativo ainda não está disponível para download)
  3. Depois disso, o cidadão deve marcar uma consulta em uma unidade física ou virtual da Secretaria de Segurança Pública para concluir a liberação do documento. O agendamento é possível através do aplicativo DNI.

novo rg

Informações disponíveis na nova versão

Essa nova versão do documento permite que o cidadão inclua informações como:

  • Identificação do emitente (número de identificação)
  • Data de nascimento, nome completo, local de nascimento, nacionalidade e sexo
  • Uma fotografia em formato 3×4 cm, seguindo as normas da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), com assinatura e impressão digital do polegar direito
  • Novo elemento de verificação de autenticidade (código QR)
  • Informações adicionais sobre tipo sanguíneo e fator RH
  • Vontade de doar órgãos no momento da morte.

Vale lembrar que muitas das informações a serem colocadas no documento serão opcionais, sendo o cidadão o optante pela adesão.

O processo de migração para o novo documento começou em março deste ano para servidores públicos em instituições públicas.

Essa identidade digital será estendida a todos os estados do país até fevereiro de 2023, segundo projeções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A tecnologia já foi adotada em estados como São Paulo e Minas Gerais.

Assim, à medida que o sistema é implementado passo a passo, falhas podem ser procuradas, técnicas aprimoradas e melhorias implementadas ao longo do processo de adaptação.

A proposta é que as futuras identidades digitais possam substituir completamente suas versões físicas como a forma mais prática de transportar documentos.

Portanto, pode ser usado em qualquer situação em que a identificação seja necessária.

As versões digitais só serão aceitas através do pedido original e divulgação por governos e agências governamentais para evitar fraudes ou falsificação de documentos.

Qualquer ambiente ou situação que exija comprovação de cidadania ou idade deve aceitar o uso de identidade digital através de um aplicativo oficial do governo, que inclui inclusive embarque e desembarque para viagens nacionais.

A única exceção é se for expressamente declarado que sejam exigidos documentos físicos dos cidadãos, casos em que não poderão ser aceitos documentos digitais neste momento.

E aí, o que achou do novo RG? Deixe seu comentário sobre esse novo documento logo abaixo.

Acompanhe mais artigos sobre esse assunto no nosso blog!

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