Atenção: Conteúdo informativo sobre o programa – Não oficial
Consulta de valores agora é possível pelo sistema Registrato!
Cerca de R$ 8 bilhões de reais de bancos e instituições financeiras estão paralisados, aguardando saque!
Os cidadãos podem consultar e reclamar valores esquecidos nos bancos, e a autoridade monetária informa que 79.000 cidadãos têm acesso ao Sistema de Valores a Receber (SVR).
Foram realizados 8.500 pedidos de devolução de recursos, totalizando R$ 900.000.
Para que o site do BC voltasse a funcionar, a agência foi forçada a fazer alguns ajustes no sistema.
Como funciona o Registrato e como ver os seus valores??
O sistema permite que cidadãos e empresas verifiquem se receberam algum dinheiro “esquecido” de bancos e outras entidades do sistema financeiro.
O valor recuperado é repassado pela instituição financeira via Pix em até 12 dias úteis.
As consultas são feitas na página Minha Vida Financeira no site do BC, utilizando apenas o CPF ou CNPJ da empresa. Segundo o BC, as informações fornecidas no novo serviço são de responsabilidade da própria agência, mas a agência estima que haja cerca de 8 bilhões de reais em recursos neste caso.
Veja também:
[display-posts orderby="date" include_date="false" posts_per_page="5" taxonomy="category" tax_term="current" date_format="m/d/Y" exclude_current="true"]Os usuários agora podem verificar se têm recebíveis, e o novo sistema do banco central, o Registrato, permite que qualquer cidadão acesse extratos de informações pessoais por meio de instituições financeiras para verificar direitos de recursos.
“O Sistema de Contas a Receber (SVR) tem recebido grande aceitação entre os cidadãos, gerando uma demanda muito maior do que o esperado. Essas demandas fazem parte de um movimento em direção aos potenciais 3,9 bilhões de reais e 28 milhões de CNP e CNPJ na primeira fase. Pequenos passos.. O BC está trabalhando para restabelecer o SVR o mais rápido possível para que esse pagamento possa ser repassado aos cidadãos”, reiterou a agência.
Anteriormente, o recurso oferecia apenas consultas para dívidas pendentes ou liquidadas, abertura de conta, atividade ou inatividade e transferências de dinheiro ao exterior.
Agora, a Registrato começa a oferecer uma alternativa às de valor.
Entre bancos e outras instituições financeiras, cerca de 8 bilhões de reais estão estagnados, esperando para serem sacados, segundo o banco central.
Como será pago o valor do Registrador?
Há duas opções de valor de resgate. Confira quais:
- Pix
- Insira os dados de contato no sistema
O cidadão pode solicitar resgates diretamente de uma conta indicada pelo registrador. Contudo, desde que a instituição financeira do beneficiário cumpra os prazos exigidos pelo BC, no caso de seleção pelo Pix.
Em outro caso, o beneficiário fornecerá os dados de contato no sistema, instituição e forma de pagamento ou transferência.
Registrato: O novo sistema de banco central está sendo aprimorado
A novidade está em fase de refinamento. Na primeira fase, divulgará um valor de 3,9 reais que poderá ser restituído aos titulares de contas correntes ou de poupança encerradas e não sacadas.
Mesmo aqueles que geram cobranças indevidas ou obrigações de crédito nos termos de compromissos firmados com o banco central. Além de cotas de capital e distribuições de superávits líquidos de cooperativas de crédito extintas e consorciados.
O Banco Central pretende ampliar a consulta sobre a devolução de valor proporcionada pela nova função nos seguintes casos. Veja lista:
- Cobrança indevida de taxas ou obrigações de crédito
- Fechar contas pré-pagas e pós-pagas com saldos disponíveis
- Contas fechadas com corretoras e corretoras de valores mobiliários
- Outras circunstâncias que fazem com que a instituição financeira confirme o valor da restituição
Segundo informações do BC, o valor e os dados fornecidos pelo Registrato são de responsabilidade da própria instituição financeira.
Olá, me chamo Matheus, sou um dos escritores oficiais do blog! Meu objetivo é mantê-lo bem informado, com notícias importantes para a sua vida!