Solicitar o Cartão Cidadão é uma tarefa muito simples! E com ele você pode ter acesso a diversos benefícios.

O Cartão Cidadão é, geralmente, solicitado pela Caixa Econômica Federal quando o trabalhador precisa receber algum auxílio, como pagamento de PIS ou retirada de fundo de garantia.

De fato, trata-se de um cartão que serve especialmente para que o trabalhador movimente os saldos desses benefícios, lembrando que ele só pode ser emitido pela Caixa.


Sendo um cartão magnético comum, o Cartão do Cidadão só pode ser oferecido a pessoas físicas e também é com ele que os assistidos pelo Bolsa Família e outros programas sociais fazem os seus saques.

Descubra como fazer o seu Cartão Cidadão e todas as circunstâncias nas quais poderá usá-lo.

Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é um cartão magnético que o trabalhador só pode solicitar na Caixa Econômica e, geralmente, ele tem as cores da bandeira brasileira.

Ele não pode ser usado em pagamentos: apenas nos saques de benefícios e consulta de saldos.

É com o Cartão Cidadão, por exemplo, que o trabalhador consegue fazer o saque do seu PIS e do FGTS.

Quando alguém é incluído no Cadastro Único para Programas Sociais (o CadÚnico), essa pessoa também precisa fazer um cartão desse, especialmente se ela receberá o Bolsa Família.

Mesmo quem é correntista da Caixa Econômica Federal costuma precisar do Cartão Cidadão se quiser fazer saques de benefícios sociais e trabalhistas fora de uma agência ou do caixa eletrônico.

CTPS - COMO SOLICITAR CARTÃO CIDADÃO

DICA: Com o cartão cidadão é possível sacar o Bolsa Família, confira aqui!.

Solicitar o Cartão Cidadão – Veja agora!

Qualquer pessoa pode solicitar o Cartão Cidadão, sendo necessário ir a uma agência da Caixa ou ligar gratuitamente no 0800 726 0207.

Os documentos pedidos serão o número NIS/PIS/PASEP, o RG e o CPF, um comprovante de endereço e a sua CTPS.

Vale lembrar que o número NIS está na carteira de trabalho do cidadão.

CTPS - Documentos Necessários do Cartão Cidadão

Veja também:

Assim que a Caixa Econômica Federal aprovar o Cartão Cidadão, será preciso aguardar a sua chegada pelos Correios, cujo prazo médio é de 15 dias.

Para cadastrar a sua senha, deve-se ir a uma casa lotérica ou ligar novamente no 0800 726 0207.

Avisos Importantes Como fazer o Cartão Cidadão

Vale salientar que o Cartão Cidadão não poderá ser usado de forma nenhuma sem uma senha cadastrada, nem mesmo para a visualização de saldo.

É preciso apenas um documento oficial de identificação com foto afim de fazer o cadastro da senha do Cartão Cidadão.

Algumas opções são carteira de identidade para estrangeiro, carteira de trabalho, identidade militar e também o próprio RG.

Como posso cadastrar a senha do cartão cidadão?

Assim que o seu cartão chega, precisa cadastrar uma senha e garantir a segurança de todas as suas transações.

Essa senha precisa ser cadastrada. Isto poderá ser feito na agência bancária da Caixa ou ainda, na casa lotérica.  Além disso, coloque uma senha que você jamais irá esquecer mas que também não é qualquer um que possa descobrir, já que com esse cartão você receberá dinheiro frequentemente.

Se você for cadastrar a senha em uma lotérica, é preciso antes de se deslocar até o local, ligar no mesmo número 0800 mostrado acima é autorizado que esse atendimento seja feito no local. Sem essa autorização será impossível realizar a ação em uma lotérica.

Cadastro de Senha do cartão cidadão

Cadastro de Senha do cartão cidadão

Quais os benefícios de ter o Cartão Cidadão?

Há diversas vantagens em solicitar o Cartão Cidadão, principalmente a facilidade na retirada de benefícios trabalhistas.

Muita gente não pode gastar tempo demais nas agências da Caixa para retirar seu abono salarial, fundo de garantia, seguro desemprego, Bolsa Família, etc.

Usando o Cartão Cidadão, essas pessoas podem sacar em qualquer lotérica e correspondente Caixa Aqui, ganhando mais possibilidades.

Outra vantagem de ter o Cartão Cidadão é que ele permitirá a consulta de saldos de forma prática no terminal de autoatendimento.

Além disso, ele poderá ser guardado para os saques de futuros ou até, caso seja preciso, para o saque de benefícios sociais.

Veja também:

Compartilhe: