Atenção: Conteúdo informativo sobre o programa – Não oficial
Você já pode consultar no Banco Central Registrato se você tem valores a receber.
De acordo com a instituição, existe uma estimativa de que há cerca de R$ 8 bilhões de dinheiro esquecido.
Para saber se você tem algum valor esquecido, basta usar o CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou abertura da empresa.
No sistema do BC você poderá saber se possui esse saldo ou não, aqueles usuários que possuem valores pendentes, o sistema ainda não aponta qual o montante.
Mas não se preocupe com datas, o Banco Central já divulgou o cronograma para fazer o pedido de resgate!
Quem realizou a consulta e não têm valores a receber, aparece uma mensagem para refazer a consulta no dia 2 de maio.
E aí, quer saber como sacar os valores do Banco Central Registrato? Continue a leitura deste post!
Banco Central Registrato: Como sacar valores?
A consulta dos valores do Banco Central Registrato deve ser feita através do Sistema Valores a Receber, para isso basta:
- Clique aqui e preencha os seus dados, para realizar a consulta, os usuários devem informar o CPF, no caso de pessoas físicas, ou o CNPJ, em caso das empresas
- É preciso informar a data de nascimento ou de criação da empresa
- Caso você tenha valores a receber, no momento da consulta é possível confirmar o montante e solicitar a sua transferência a partir do dia 7 de março.
Se não houver saldo para você, aparecerá a mensagem: “Atualmente você não tem valores a receber”
Veja também:
O banco central informa que ao usuário que ele deve voltar a consultar o site a partir do dia 2 de maio, na segunda fase serão incluídos outros critérios de resgate.
O saque de valores é dependente do cadastro no Gov.br, para criar uma conta, basta acessar o site Gov.br ou aplicativo Gov.br.
Lembrando que o acesso a conta Gov.br tem três níveis de segurança e acesso bronze, prata e ouro.
Para consultar e solicitar os recursos é necessário que você tenha nível prata ou ouro de acesso.
Tendo esses níveis, vá ao site www.valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente.
De acordo com o Banco Central, o resgate dos valores Registrato pode ocorrer em até 12 dias úteis, através da chave do Pix da conta indicada pelo usuário.
Essa é uma medida inicial, tendo em vista que, nos próximos meses, o serviço será ampliado para outras modalidades de saque.
Por enquanto, na opção via Pix, o cidadão pode solicitar o resgate diretamente na conta indicada no Registrato.
Se a sua instituição financeira ainda não aderiu a um termo exigido pelo BC, você deve informar dados de contato no sistema, a instituição e o meio de pagamento ou de transferência.
Datas de saques
Se você tiver dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras, as datas de recebimento serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa.
Veja só como ficou a divisão das datas no calendário abaixo, seguindo a data de nascimento ou de criação de empresa, período de agendamento e data de repescagem (para quem perdeu a data agendada):
- Antes de 1968 – 07/03 a 11/03 – 12/03
- Entre 1968 e 1983 – 14/03 a 18/03 – 19/03
- Após 1983 – 21/03 a 25/03 – 26/03.
O recomendado é que você realize a consulta na semana indicada de acordo com a sua data de nascimento (pessoa física) ou ano de criação da empresa (pessoa jurídica).
Como você pôde notar na tabela acima, caso você não consulte na data e período informado, será necessário voltar no sábado da repescagem.
De acordo com o BC, a repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h, informou o BC.
Você perdeu a data de consulta e a de repescagem? Saiba que ainda é possível solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março.
Essas informações foram úteis? Caso haja mais dúvidas sobre os valores do Banco Central Registrato, comenta aqui embaixo e nós esclarecemos!
Acompanhe mais informações no nosso blog!
Olá, sou Giuliane! Formada em Ciência Contábeis e uma das escritoras oficiais do blog CTPS. Meu objetivo é mantê-lo bem informado sobre seus direitos como cidadão e trabalhador!