Quer tirar seu Extrato INSS? Os benefícios consentidos pelo INSS são destinados aos cidadãos que, por alguma razão comprovada, recebem os repasses de abono.

Dentre os principais benefícios está a aposentadoria, seja por tempo de serviço ou invalidez.

Com o objetivo de acompanhar o seu benefício, o Governo Federal criou algumas ferramentas de consulta ao extrato INSS.

Publicidade

Nessa ferramenta constam os benefícios disponíveis de quem recebe alguma modalidade de abono. Saiba mais, no decorrer do artigo.

O que é o Extrato INSS?

O Extrato INSS faz parte do processo de transparência em relação aos repasses realizados. Servindo a aqueles que acessam algum tipo de benefício subsidiado por esse órgão governamental.

O INSS disponibiliza a retirada do extrato de forma presencial, mediante solicitação de agendamento prévio. Sendo assim, necessário realizar pelo site em “Meu INSS“, ou em alguma agência da CAIXA.

Publicidade

Os cidadãos, também, podem recorrer ao acesso online do extrato. Sendo assim, veja como proceder por meio dessa modalidade.

Veja também:

Como tirar o Extrato do INSS Online?

Por meio da tecnologia, muitos processos puderam ser otimizados e automatizados, simplificando o acesso à informação. Tal como, a rapidez necessária dos procedimentos, requerem esse tipo de conhecimento.

Sobretudo, para simplificar o processo de consulta, vamos trazer algumas dicas de como tirar o seu extrato INSS pela internet.

Primeiramente, é necessário ter em mãos o seu RG, CPF e número do benefício, o qual deseja consultar o extrato INSS. Uma vez reunida todas as informações, entre no site Meu INSS.

Logo após, acessar o site, preencha as lacunas correspondentes aos dados em mãos para e pronto, você estará com o extrato do INSS disponível.

Extrato INSS para Imposto de Renda – IRPF

Além da consulta à benefícios, o extrato INSS também pode ser utilizado no Imposto de Renda (DIRF). Essa possibilidade é endereçada a aqueles que recebem algum tipo de benefício vinculado com o INSS.

Ao optar em tirar o extrato via internet, deve-se realizar o preenchimento padrão. Através do site da Previdência, conforme relacionado anteriormente. Após preencher as lacunas correspondentes aos seus dados, escolha a opção “Extrato para Imposto de Renda“, à esquerda de sua tela.

Extrato INSS – CNIS

O extrato previdenciário (CNIS) é um serviço no qual o cidadão tem acesso à todas as contribuições realizadas no próprio registro. Esse documento contém as informações de todos os vínculos trabalhistas e previdenciários registrados de cada trabalhador.

Um meio de acessar à esse extrato, é através da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. Em ambos os casos o extrato CNIS pode ser consultado em caixas eletrônicos ou em serviços de internet como internet banking, de ambas as instituições.

No caso da Caixa Econômica Federal, é possível solicitar o extrato através da opção “Previdência Social“. Já no Banco do Brasil, a opção correspondente é “Extrato Previdenciário“.

Além disso, o solicitante poderá realizar a retirada de extrato comparecendo na agência do INSS na localidade mais próxima de onde estiver.

Saiba aqui como obter a Carteira do Idoso!

Aplicativo Meu INSS

Os amantes de tecnologia não vão ficar de fora. Pois, o aplicativo Meu INSS vem bem a calhar.

O Meu INSS é uma aposta do Governo, facilitando os processos de acessibilidade ao Instituto. Com ele, os cidadãos podem realizar consultas aos seus benefícios, a emissão de extratos, histórico e a declaração do INSS.

Aliás, é possível desfrutar dessa ferramenta, realizando o download do aplicativo. Mas, as informações disponíveis precisam ser cadastradas no site cidadão.br.

Mas, se preferir comparecer a uma agência da Previdência Social, a fim de liberar o próprio acesso, é necessário estar portando RG e CPF. Além disso, procure ter junto a sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como suas Guias de Recolhimento à Previdência Social, caso necessário.

Logo após realizar o cadastro, o solicitante receberá uma senha de sete dígitos, a qual disponibilizará aos serviços e informações no aplicativo.

Por fim, no aplicativo Meu INSS encontram-se as seguintes informações:

  • Aposentadoria;
  • Salário maternidade;
  • Extrato previdenciário;
  • Simulação de tempo e contribuição, agendamentos e requerimentos;
  • Extrato de pagamento de benefício, carta de concessão de benefício;
  • Agendamento e resultado de perícia médica;
  • Extrato de empréstimo consignado;
  • Extrato de imposto de renda (IR);
  • Meu extrato INSS, entre outros.

Tabela de Pagamentos do INSS

Divulgado no dia 17 de dezembro de 2019, a tabela de pagamento do INSS e dividida entre beneficiários, os quais recebem até um salário mínimo e beneficiários com benefício acima de um salário.

 

Extrato INSS

Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social.

Veja também:

Compartilhe: