Carteira do Idoso – Saiba Como Obter a Sua!

Pessoas com mais de 60 anos são amparadas pelo Estatuto do Idoso. E assim, podem aproveitar alguns benefícios que chegam com a idade. A Carteira do Idoso é um deles, contudo, é preciso solicitá-la para pode aproveitar o que ela oferece.

Esse é um instrumento que permite ao idoso ter desconto ou acesso gratuito a serviços e estabelecimentos. O cartão do idoso é de uso pessoal, por isso contém informações da pessoa e uma foto de identificação.

Publicidade

Dentre os serviços, está a possibilidade de viajar de ônibus de graça e isso nem sempre é apenas por lazer. Pode ser necessário se locomover para realizar tratamentos de saúde. Ou então encontrar parentes distantes, e pagar pela viagem em alguns casos é inviável para quem possui baixa renda.

Se deseja obter um, veja quais são os passos para conseguir e quais os benefícios ele oferece.

Publicidade


Conheça aqui o novo Documento Nacional de Identificação!

Como adquirir a Carteira de Idoso?

Carteira do Idoso

Veja como obter a Carteira do Idoso!

Para conseguir emitir esse documento é preciso ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e se inscrever no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal. Será preciso apresentar documentos pessoais como CPF, RG, certidão de casamento ou nascimento, título de eleitor e comprovante de endereço.

Quem já está inscrito e possui o Número de Identificação Social (NIS) pode pular essa etapa. No próprio CRAS com o NIS é feito o pedido da Carteira do Idoso.

A emissão do cartão leva de 90 a 120 dias a contar da data de solicitação e a retirada é no local onde o pedido foi feito. Enquanto não é confeccionada é possível utilizar uma Declaração Provisória com validade de 180 dias para aproveitar os benefícios que ele proporciona.

Publicidade

Quem pode solicitar?

A carteira do idoso está disponível a pessoas que possuem mais de 60 anos e não tem como comprovar renda individual e recebem até 2 salários mínimos.

Idosos que têm como comprovar renda não necessitam da Carteira do Idoso. Uma vez que podem utilizar os benefícios comprovando os ganhos por meio de:

  • Contracheques
  • Carne de contribuição para a Previdência
  • Extrato de pagamento de benefício ou declaração do INSS
  • Carteira de trabalho atualizada

Benefícios de ter uma carteira do idoso

A carteira de idoso permite que a pessoa faça viagens intermunicipais em ônibus rodoviário de graça. Ou então com desconto de 50%.

Cada ônibus deve reservar 2 assentos gratuitos. E se as vagas já estiverem ocupadas devem vender as passagens aos que possuem mais de 60 anos com 50% de desconto.

Para poder utilizar o benefício é preciso se dirigir até o guichê da empresa de transporte e solicitar a passagem com antecedência. De 2 a 12 horas antes do horário de partida ou conforme regra de cada empresa. Será preciso apresentar a carteira do idoso.

Vele ressaltar que a gratuidade ou desconto não pode ser utilizado por outras pessoas que não o idoso portador do cartão.

Sabendo como solicitar a Carteira do Idoso e os benefícios que permite, será possível fazer as viagens necessárias sem que isso prejudique o orçamento.

Que tal descobrir onde fica o CRAS do seu município para fazer o pedido?

Publicidade

11464 vezes baixado



Além disso, veja também Tudo sobre Bolsa Família 2019!

Avalie o artigo!

Publicidade