Os trabalhadores que contribuem com o INSS (instituto Nacional do Seguro Social) podem tirar o extrato INSS e até devem solicitá-lo;

É com esta ferramenta que o trabalhador consegue consultar todas as informações mais relevantes a cerca de seu benefício. Como por exemplo: data do próximo pagamento, entre outros.

E o que antes poderia ser considerado complexo e burocrático, atualmente, com as novas tecnologias e o avanço da internet é possível emitir o INSS extrato de forma bem simples e prática e o melhor, através de um processo simplificado.


Desse modo, com apenas algumas ações / cliques é possível consultar todas as informações o extrato do INSS sem perda de tempo ou ter que se deslocar para obter essas informações.

O que é o extrato INSS?

O extrato INSS é um serviço que permite ao trabalhador, contribuinte, ter um documento e acesso a diferentes informações como:

  • Renda bruta (total recebido sem descontos)
  • Renda líquida (valor recebido com os devidos descontos)
  • Auxilio doença e pensão por morte (caso seja beneficiário)
  • Calendário de pagamento
  • Tabela INSS com valor de cálculo.

O extrato INSS pode ser consultado de algumas formas:

Uma delas é se dirigindo a uma agência da Caixa Econômica Federal e solicitar a um funcionário uma cópia do extrato.

Essa opção é considerada a mais trabalhosa, tendo em vista que o trabalhador teria que se deslocar até a agência e muitas vezes perder tempo esperando na fila.

A outra possibilidade para emitir o INSS extrato é através da internet, pois o Governo Federal criou uma plataforma online para facilitar, aos beneficiários, o acesso a essas informações da Previdência Social, que o Meu INSS.

A plataforma pode ser acessada tanto por um computador desktop ou notebook através do site, como pelo aplicativo de celular disponível apenas para Android.

Como tirar o Extrato do INSS Online?

Se você ficou curioso sobre como tirar o Extrato INSS online, vamos dar um passo a passo para você.

Mas antes vale lembrar que essa é a forma de consulta do INSS extrato mais prática, pois não é necessário se deslocar a um posto de atendimento.

Logo, você pode fazê-la de forma rápida e cômoda pela internet e o melhor: é totalmente gratuita.

Com o Meu INSS você consegue obter informações importantes de forma rápida como seu extrato e a tabela INSS 2020.

Veja como é fácil acessar o Meu INSS extrato.

  • Acesse o site (ou o app) oficial
  • Clique em “Entrar”
  • Clique em “Login”

Nessa etapa é necessário que se cadastre na plataforma para continuar, portanto:

  • Clique em “Criar Cadastro”
  • Preencha os dados solicitados pelo site e crie sua senha
  • Essa será a senha que você utilizará para acessar os recursos da plataforma.

Serviços do Meu INSS

Os serviços disponibilizados no Meu INSS tanto no site como no aplicativos são muitos e atendem a necessidade dos beneficiários, veja quais são:

  1. Aposentadorias Urbanas: essa aba, permite ao beneficiário confira se já pode solicitar ou não o benefício, seja nas opções por Idade ou Tempo de Contribuição.
  2. Salário-Maternidade Urbano: nessa aba é possível fazer a solicitação online do benefício.
  3. Extrato Previdenciário (CNIS): O CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) é a base para a concessão dos benefícios previdenciários, e, portanto, nessa aba é possível emitir o extrato INSS com todos os dados de suas contribuições e remunerações.
  4. Simulação de Tempo de Contribuição: nessa aba o beneficiário poderá conferir tanto o tempo de contribuição e quantos anos faltam para poder solicitar a aposentadoria, além de sua pontuação ao fator previdenciário.
  5. Agendamentos / Requerimentos: nessa aba é possível solicitar e acompanhar tanto atendimento / Requerimentos presenciais como a distância.
  6.  Extrato de Pagamento de Benefício: nessa aba é possível emitir comprovante de renda dos beneficiários, detalhando várias informações importantes.
  7. Carta de Concessão de Benefício: nessa aba é possível gerar um documento informando ao beneficiário quando ao recebimento do benefício, bem como o cálculo de apuração de renda.
  8. Agente sua Perícia: nessa aba o beneficiário poderá agendar a perícia médica ou pedir prorrogação.
  9. Resultado de Perícia Médica: nessa aba o beneficiário fica a par da decisão sobre a concessão do benefício por incapacidade.
  10. Extrato de Empréstimo Consignado: é possível conhecer o histórico de empréstimo consignado e a margem de consignação atual, bem como o valor das parcelas e o prazo para conclusão.
  11. Extrato para Imposto de Renda (IR): relatório do INSS que informa se o beneficiário precisa fazer declaração de IR ou não.
  12. Declaração de Benefício: emite declaração informando se existe ou não algum benefício para o CPF do usuário.
  13. Consultar Revisão de Benefício: permite consultar se o benefício que recebe precisa de revisão ou não em relação ao cálculo de acordo com o artigo 29.
  14. Encontre uma Agência: nessa aba o beneficiário consegue buscar por Agência do INSS.
  15. Declaração ao Contribuinte Individual (DRSCI): nessa aba o beneficiário consegue uma declaração assegurando que o contribuinte está regular com seu recolhimento.
  16. Alterar Dados de Contato: nessa aba o contribuinte pode mudar seus dados, caso tenha sofrido alguma alteração (endereço, telefone, etc.)
  17.  Emitir Guia de Pagamento (GPS): nessa aba é possível emitir guias para regularizar os pagamentos do INSS.

Ainda na plataforma é possível praticar outras ações como: Emissão de Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), Complementar Dados Cadastrais, Inscrição como Segurado do INSS, Comunicação de Acidente de Trabalho (CTA), Pensão Especial- Crianças com Microcefalia decorrente do Zica Vírus e Verificar Autenticidade de Documentos.

Sem dúvida o Meu INSS é uma ferramenta que veio a agilizar e a facilitar o processo de quem busca informações sobre seus direitos previdenciários!

tirar o extrato INSS

Além da consulta à benefícios, o extrato INSS também pode ser utilizado no Imposto de Renda (DIRF).

Essa possibilidade é endereçada a aqueles que recebem algum tipo de benefício vinculado com o INSS.

Ao optar em tirar o extrato via internet, deve-se realizar o preenchimento padrão. Através do site da Previdência, conforme relacionado anteriormente.

Após preencher as lacunas correspondentes aos seus dados, escolha a opção “Extrato para Imposto de Renda“, à esquerda de sua tela.

Extrato INSS – CNIS

O extrato previdenciário (CNIS) é um serviço no qual o cidadão tem acesso à todas as contribuições realizadas no próprio registro. Esse documento contém as informações de todos os vínculos trabalhistas e previdenciários registrados de cada trabalhador.

Um meio de acessar à esse extrato, é através da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.

Em ambos os casos o extrato CNIS pode ser consultado em caixas eletrônicos ou em serviços de internet como internet banking, de ambas as instituições.

No caso da Caixa Econômica Federal, é possível solicitar o extrato através da opção “Previdência Social“.

Já no Banco do Brasil, a opção correspondente é “Extrato Previdenciário“.

Além disso, o solicitante poderá realizar a retirada de extrato comparecendo na agência do INSS na localidade mais próxima de onde estiver.

Tabela de Pagamentos do INSS

A tabela de pagamento do INSS e dividida entre beneficiários, os quais recebem até um salário mínimo e beneficiários com benefício acima de um salário.

Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social.

Descubra quem tem direito ao INSS!

Compartilhe: