Atenção: Conteúdo informativo sobre o programa – Não oficial
A fim de facilitar a vida do trabalhador brasileiro, o Ministério do Trabalho em parceria com a Dataprev anunciou recentemente o lançamento da Carteira de Trabalho Digital, já disponível para IOS e Android.
O app conta com diversas funções que, de fato, facilitam a vida do trabalhador.
Como, por exemplo, a emissão de primeira e segunda via da Carteira de Trabalho comum, além de permitir a consulta de dados como número do PIS e registros trabalhistas anteriores.
Como acessar a CTPS Digital
Para ter acesso a Carteira de Trabalho Digital é fácil. Primeiramente, é necessário que o interessado tenha um celular com sistema Android ou IOS e que esteja conectado a uma rede de internet.
Para usar o app, o trabalhador deve acessar a loja de aplicativos, procurar por “CTPS Digital” e clicar em instalar.
Após a instalação, aparecerão alguns informes do Ministério do Trabalho e, logo depois, a tela com as seguintes solicitações:
- Entrar;
- 1º via da Carteira de Trabalho;
- 2º via da Carteira de Trabalho;
- Perguntas frequentes.
Caso seja o primeiro acesso, será necessário que o trabalhador clique no comando “Cadastre-se”. Posteriormente, o candidato deverá informar alguns dados, como CPF, nome da mãe, data de nascimento e Estado onde nasceu.
Com a Carteira de Trabalho física em mãos, o interessado responderá a um questionário de cinco perguntas sobre sua situação trabalhista. O prosseguimento do cadastro, depende, de serem acertadas no mínimo quatro perguntas.
Em seguida, será disponibilizada uma senha provisória que deverá ser modificada no primeiro acesso.
Veja também:
Veja também:
- Antecipação do Décimo Terceiro Salário 2021 – Aposentados e Pensionistas!
- Tudo sobre Insalubridade
- Horas Extras
- Aviso prévio: tire suas dúvidas!
- Salário Mínimo
Obs: ao acessar a loja de aplicativos, principalmente no Android, tome cuidado com apps falsos. Infelizmente, alguns desenvolvedores de agem de má fé e fazem aplicativos fakes visando roubar informações, como senhas, documentos pessoais e etc. Por isso, tome cuidado!
Você já tem e-título? Aprenda aqui a fazer o seu título de eleitor digital.
Benefícios da Carteira de Trabalho Digital
Além de trazer mais praticidade, a CTPS Digital possui algumas funcionalidades que acabam sendo uma mão na roda ao trabalhador brasileiro.
Por meio dessa novidade é possível o agendamento da Carteira de Trabalho física, sem precisar enfrentar filas. Todo o processo acontece de maneira eletrônica e demora no máximo 20 minutos.
Além de fornecer comodidade, o aplicativo proporciona segurança contra fraudes e irregularidades.
No aplicativo, o contribuinte também tem acesso a todos os vínculos empregatícios anteriores e poderá mostrar caso alguma empresa peça esse tipo de informação.
Como solicitar 1º ou 2º via da Carteira de Trabalho por meio da CTPS Digital
Uma das principais funcionalidades da ferramenta eletrônica é a possibilidade de pedir a 1º ou a 2º via da Carteira de Trabalho.
Após clicar na opção desejada, deverá ser preenchido um formulário com validade de 30 dias. Para que os dados sejam confirmados é preciso comparecer a um posto de atendimento e finalizar o pedido.
Cabe salientar que existem algumas unidades de atendimento que exigem agendamento com antecedência.
Documentos que devem ser apresentados para retirar a 1º via da CTPS
Após realizar o pré-cadastro na Carteira de Trabalho Digital, a princípio, o candidato ao comparecer no posto de atendimento do Ministério do Trabalho deve apresentar os seguintes documentos:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de endereço com CEP;
- Certidão de nascimento ou casamento.
Lembrando, sobretudo que, devem ser apresentados os documentos originais e cópias.
Documentos que devem ser apresentados para retirar a 2º via da CTPS
Para retirar a 2º via da Carteira de Trabalho – desde que, em caso de perda, roubo, furto ou extravio – por meio da CTPS Digital, é necessário realizar o pré-cadastro e apresentar os seguintes documentos:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de endereço e CEP;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Número da carteira de trabalho anterior;
- Boletim de ocorrência (em caso de roubo);
- Em caso de extravio ou danificação, apresentar a CTPS inutilizada.
A saber, no dia, é obrigatório fornecer o código da solicitação realizada pela CTPS Digital. Logo após, a foto para a CTPS será tirada no posto de atendimento do Ministério do Trabalho.
Posso descartar a Carteira de Trabalho física e ficar apenas com a CTPS Digital?
A resposta dessa pergunta é NÃO!
A CTPS Digital serve como uma extensão da Carteira de Trabalho convencional, portanto, continua sendo obrigatório permanecer com a caderneta da CTPS.
Diferenças entre a CTPS Digital e a Carteira de Trabalho comum
Existem algumas características que diferem a CTPS Digital da Carteira de Trabalho física:
- Tempo para emitir: com o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, o tempo para a emissão da mesma diminuiu para 20 minutos;
- Em caso de perda, roubo ou furto, na CTPS Digital não se perde o acesso a todos os registros anteriores;
- Por meio do aplicativo da CTPS é possível acessar informações que não estão disponíveis na Carteira de Trabalho física.
Além disso, a CTPS Digital possui vínculo com outros aplicativos oferecidos pelo Governo Federal, como o Sine Fácil, do Sistema Nacional de Emprego.
Aplicativo Sine Fácil
Assim como a Carteira de Trabalho Digital, o app Sine Fácil tem o objetivo de unir o útil ao agradável.O aplicativo foi desenvolvido pela Dataprev a pedido do Ministério do Trabalho.
Nele é possível acessar vagas de emprego, agendar entrevistas e acompanhar a situação das candidaturas. Aliás, tudo de forma rápida, prática e gratuita.
Ainda assim, a ferramenta também permite acompanhar a situação do seguro-desemprego e verificar informações sobre abono-salarial.
Atrelada a CTPS Digital, o trabalhador passa ta ter nas mãos o controle da maioria das informações trabalhistas. Além disso, terá acesso a dados empregatícios e oportunidade de dialogar com possíveis recrutadores.
Como baixar o Sine Fácil
Para baixar o aplicativo Sine Fácil é necessário possuir um tablet ou smartphone com sistema operacional Android ou IOS. Antes de baixar o aplicativo, o trabalhador deve obter um QR Code (código de acesso) por meio do Portal Emprega Brasil.
Cada código é individual e garante a segurança no acesso às informações.
Contudo, após a instalação, o candidato deverá escanear o QR Code obtido e, após a decodificação, terá acesso ao conteúdo do aplicativo.
Publicado por um redator oficial do blog CTPS – Carteira de Trabalho. Sempre com o objetivo de manter você bem informado com conteúdos exclusivos!