e-Título – Como fazer o Título de Eleitor Digital

No ano passado, a Justiça Eleitoral lançou o e-Título, o título de eleitor digital. A ideia, contudo, é permitir que os eleitores acessem seu título por meio de um smartphone ou tablet.

A iniciativa, primeiramente, é do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, que foi aceita pelo Tribunal Superior Eleitoral e funcionará em todo o Brasil.

Publicidade


Se você está curioso para saber mais detalhes do e-Título, continue lendo esse artigo. Boa leitura!

Qual objetivo do e-Título, o título de eleitor digital?

Não apenas a Justiça Eleitoral, como também o eleitor saem ganhando com essa novidade.
Isso porque, o título de eleitor digital vai proporcionar economia, já que a Justiça Eleitoral irá diminuir os cursos com relação ao Título de Eleitor.

Publicidade

Já para o eleitor, o e-Título vai trazer mais segurança, comodidade e praticidade, já que ele terá todas as informações necessárias no celular.

Dessa forma, a possibilidade de perder ou danificar o título vai ser bem menor. Com o avanço da tecnologia, inovações como essa já são esperadas. Com esse tipo de serviço, as informações são repassadas com mais rapidez e transparência.

e-título - titulo de eleitor digital
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Um outro ponto positivo, é que o tempo também será economizado, já que tudo que o eleitor precisa estará no aplicativo do celular.

Publicidade

Em resumo, o e-Título tem o mesmo modelo de adoção da CNH Digital, os dois documentos digitais são capazes de substituir o documento de papel.

No que consiste o aplicativo e-título?

O título de eleitor digital nada mais é que um aplicativo para seu celular que pode ser baixado pela App Store ou Google Play.

A ideia é que o eleitor possa votar sem a necessidade de levar o título impresso, levando apenas o seu celular com o aplicativo instalado. O eleitor não paga nada para ter o e-Título, pois o aplicativo é gratuito. E, também,não é difícil se ser instalado.

Publicidade


Confira sobre a liberação do décimo terceiro.

Quais são as vantagens do e-Título?

As duas grandes vantagens do título de eleitor digital são a praticidade e a economia.

Já imaginou ir votar sem a necessidade de ficar procurando seu título de eleitor, que as vezes você nem sabe onde está? Até porque, você só vota a cada dois anos.

Com relação à economia, como dito anteriormente, o aplicativo vai possibilitar a diminuição de gastos públicos.  Isso porque a necessidade de impressão será mínima. Fora isso, outras tecnologias podem ser implantadas. Como, por exemplo, a possibilidade de o eleitor conferir sua regularização com relação ao sistema eleitoral.

Quando o e-Título será implementado?

Nas eleições 2018 você já pode usar o título de eleitor digital.  Porém, saiba que se você não deseja adquirir o documento, não tem problema. Ele não é obrigatório.

Como adquirir o título de eleitor digital?

Antes que eu explique o passo a passo para ter acesso seu título digital, é preciso repassar mais uma informação.

Caso você já tenha feito o cadastro biométrico, no dia da eleição, você só precisa levar o seu celular com o aplicativo instalado.

Se você ainda não fez, precisa levar o celular com o aplicativo e um documento com foto, para servir como identificação.

e-titulo
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

Agora, vamos ao passo-a-passo:

  • Primeiro você vai baixar o aplicativo e-Título, disponível na App Store e na Google Play.
  • Depois disso, você vai inserir no aplicativo o número do seu título de eleitor, nome da mãe, do pai e sua data de nascimento.
  • Feito isso, o aplicativo irá validar o seu título de eleitor. E assim, liberá-lo para que você possa usá-lo de forma digital.

Pronto! Depois desses três passos, você já pode usar o seu título de eleitor digital. Viu como era simples?

Espero que você tenha gostado do artigo sobre o título de eleitor digital. Não deixe de baixar o aplicativo e até a próxima!

Publicidade
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter

8370 vezes baixado



e-Título – Como fazer o Título de Eleitor Digital
Avalie o artigo!

Pin It on Pinterest