Atenção: Conteúdo informativo sobre o programa – Não oficial
Pessoas com mais de 60 anos são amparadas pelo Estatuto do Idoso. E assim, podem aproveitar alguns benefícios que chegam com a idade. A Carteira do Idoso é um deles, contudo, é preciso solicitá-la para pode aproveitar o que ela oferece.
Esse é um instrumento que permite ao idoso ter desconto ou acesso gratuito a serviços e estabelecimentos. O cartão do idoso é de uso pessoal, por isso contém informações da pessoa e uma foto de identificação.
Dentre os serviços, está a possibilidade de viajar de ônibus de graça e isso nem sempre é apenas por lazer. Pode ser necessário se locomover para realizar tratamentos de saúde. Ou então encontrar parentes distantes, e pagar pela viagem em alguns casos é inviável para quem possui baixa renda.
Se deseja obter um, veja quais são os passos para conseguir e quais os benefícios ele oferece.
Como adquirir a Carteira de Idoso?
Para conseguir emitir esse documento é preciso ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e se inscrever no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal. Será preciso apresentar documentos pessoais como CPF, RG, certidão de casamento ou nascimento, título de eleitor e comprovante de endereço.
Quem já está inscrito e possui o Número de Identificação Social (NIS) pode pular essa etapa. No próprio CRAS com o NIS é feito o pedido da Carteira do Idoso.
A emissão do cartão leva de 90 a 120 dias a contar da data de solicitação e a retirada é no local onde o pedido foi feito. Enquanto não é confeccionada é possível utilizar uma Declaração Provisória com validade de 180 dias para aproveitar os benefícios que ele proporciona.
Veja também:
- eSocial Doméstico – Como Funciona o Registro dos Trabalhadores Domésticos
- Saiba todas as informações sobre o Auxílio Taxista!
- Governo libera pagamento para Auxílio Caminhoneiro Autônomo!
- 14 Salário INSS: Confira as datas de pagamento!
- Saiba como Regularizar seu CPF AGORA!
Quem pode solicitar?
A carteira do idoso está disponível a pessoas que possuem mais de 60 anos e não tem como comprovar renda individual e recebem até 2 salários mínimos.
Veja também:
Idosos que têm como comprovar renda não necessitam da Carteira do Idoso. Uma vez que podem utilizar os benefícios comprovando os ganhos por meio de:
- Contracheques
- Carne de contribuição para a Previdência
- Extrato de pagamento de benefício ou declaração do INSS
- Carteira de trabalho atualizada
Benefícios de ter uma carteira do idoso
A carteira de idoso permite que a pessoa faça viagens intermunicipais em ônibus rodoviário de graça. Ou então com desconto de 50%.
Cada ônibus deve reservar 2 assentos gratuitos. E se as vagas já estiverem ocupadas devem vender as passagens aos que possuem mais de 60 anos com 50% de desconto.
Para poder utilizar o benefício é preciso se dirigir até o guichê da empresa de transporte e solicitar a passagem com antecedência. De 2 a 12 horas antes do horário de partida ou conforme regra de cada empresa. Será preciso apresentar a carteira do idoso.
Vele ressaltar que a gratuidade ou desconto não pode ser utilizado por outras pessoas que não o idoso portador do cartão.
Sabendo como solicitar a Carteira do Idoso e os benefícios que permite, será possível fazer as viagens necessárias sem que isso prejudique o orçamento.
Que tal descobrir onde fica o CRAS do seu município para fazer o pedido?
Além disso, veja também Tudo sobre Bolsa Família 2019!
Olá, sou Giuliane! Formada em Ciência Contábeis e uma das escritoras oficiais do blog CTPS. Meu objetivo é mantê-lo bem informado sobre seus direitos como cidadão e trabalhador!