Atenção: Conteúdo informativo sobre o programa – Não oficial
Como Tirar a Carteira de Trabalho CTPS – 1ª e 2ª via
Veja como agendar e tirar sua carteira de trabalho. Escolha sua localidade:
Para os demais estados e cidades veja abaixo.
Documentação necessária pro agendamento da 1ª Carteira de Trabalho:
- Documento oficial de identificação contendo o nome do interessado (exemplo o RG)
- O documento deve conter: foto, data, município, estado de nascimento, a filiação, o nome e o número do documento com órgão emissor, além da data de emissão
- O CPF – Cadastro de Pessoa Física
- Comprovante de residência com CEP
- Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento
- CNH não é aceita como documento de identificação na emissão de carteira de trabalho (a CNH não possui o município de nascimento)
- Os documentos devem ser originais e devem estar em bom estado
Veja também:
- Antecipação do Décimo Terceiro Salário 2021 – Aposentados e Pensionistas!
- Tudo sobre Insalubridade
- Horas Extras
- Aviso prévio: tire suas dúvidas!
- Salário Mínimo
Mais sobre o agendamento carteira de trabalho – CTPS
Para fazer o agendamento carteira de trabalho é muito simples, basta seguir as instruções abaixo.
Para agendar seu atendimento pela internet, acesse o site do MTE. Em seguida, selecione a opção “Agendar Atendimento”. Após, você será direcionado a uma nova tela, onde deverá preencher adequadamente, seu Estado, Cidade e Tipo de Atendimento (aqui, selecione “Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro”).
Logo após, selecione a unidade, data e horário do seu atendimento. Conforme disponibilidade das unidades da sua cidade. Em seguida, você será direcionado para uma nova tela, onde deverá preencher seu CPF, Data de Nascimento e Telefone para contato, e em seguida, confirme os dados (data e local).
Pronto! Por fim, você fez o agendamento carteira de trabalho. Agora, compareça no dia agendado, portanto os documentos necessários elencados no início deste artigo.
Algumas Unidades de Atendimento – CTPS
Em Porto Alegre:
- Nas unidades FGTAS/Sine Tudofácil Centro – 1ª e 2ª via
- Tudofácil Zona Sul – 1ª e 2ª via
- Nas Agências FGTAS/Sine
- Entrega da CTPS – 15 dias úteis
Visando consultar o agendamento ou ou cancelar o agendamento no Rio Grande do Sul acesse aqui.
Veja também:
Carteira de Trabalho: Garantindo Direitos ao Trabalhador
Pretendendo garantir que o trabalhador possua os benefícios que seu emprego oferece, foi criada a CTPS.
Todavia, é necessário que você tenha um documento oficial que comprove seus anos de trabalho em carteira, podendo assim ter acesso aos serviços e benefícios sociais oferecidos pelos empregadores e também pelo Governo.
Carteira de Trabalho também às domésticas
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é este documento, que é obrigatório a todos os trabalhadores. Portanto, independente da área de atuação ser na agricultura, no comércio, na prestação de serviços dos mais variados tipos, na indústria ou qualquer outra área profissional, incluindo serviços domésticos.
Este documento, de fato, a carteira azul, foi criado pelo decreto de lei nº 926, de 10 de outubro de 1969. Confira aqui o que é CTPS.
De forma que o trabalhador possa tirar a carteira de trabalho e ter acesso a este direito, deve seguir alguns passos:
- O documento é emitido através de um sistema de dados informatizados que garante a integração e utilização em todo o território nacional destes dados
- O Trabalhador deve fazer o agendamento da carteira de trabalho pra poder encaminhar e tirar a CTPS
- Faça o agendamento no topo dessa matéria
- Sobretudo, o sistema garante com que não hajam CTPS duplicadas em nenhum lugar
- O bando de dados do sistema do trabalhador possui dados e informações civis e complementares, tais como o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), titulo de eleitor, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), foto de identificação, impressão digital, assinatura digitalizada, endereço e até o número pessoal do NIS/PIS do trabalhador
- Tirar a Carteira de Trabalho é um processo relativamente simples e organizado
Saiba tudo sobre carteira de trabalho CLT
- Assim sendo, por ser um documento obrigatório a todo trabalhador brasileiro, a Carteira de Trabalho e Previdência Social é mandatoriamente apresentada pelo empregado ao empregador que deseje contratá-lo.
- O empregador terá até 48 horas de prazo legal para marcar na CTPS todos os dados sobre a vaga adotada pelo funcionário, por exemplo, a data de admissão, remuneração oferecida e condições especiais, caso estas estejam presentes.
- Poderá ser utilizado sistema eletrônico, mecânico ou manual no preenchimento destas informações, de acordo com instruções do Ministério do Trabalho.
- O funcionário deve ficar atento, visto que, os dados informados devem cumprir as exigências do Ministério do Trabalho.
- A remuneração anotada, por exemplo, deverá especificar qual será seu salário mensal, independente de qual forma de pagamento seja adotada, tais com dinheiro, descontos ou outros tipos de benefícios.
- Enfim, lembre-se de que é proibido ao empregador anotar qualquer tipo de dados que venham a desabonar o trabalhador na sua CTPS.
Sendo a Previdência Social uma instituição gerida pelo Ministério da Previdência e que garante o seguro social dos brasileiros. Desta forma, sua função é garantir a renda a todos aqueles que contribuírem com o órgão durante sua carreira profissional, oferecendo a renda apenas a partir do momento em que o trabalhador não é mais capaz de trabalhar, ou seja, quando se aposenta por qualquer razão.
Todavia, a previdência analisa, avalia e gerencia os benefícios da aposentadoria e outros pagos pelo Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), sendo que este é um órgão autônomo, mas vinculado a previdência.
Assim sendo, ele é responsável por receber as contribuições de todos os trabalhadores e por repassar futuramente estas contribuições em forma de benefícios.
Os brasileiros necessitam se cadastrar na previdência, com o intuito de poderem ter acesso aos benefícios pagos pelo INSS, além de terem que contribuir mensalmente com uma parcela de seu salário.
Contudo, caso o trabalhador tenha carteira assinada, seu cadastro já foi efetuado automaticamente.
Veja também, quem tem direito à Previdência Social.
Publicado por um redator oficial do blog CTPS – Carteira de Trabalho. Sempre com o objetivo de manter você bem informado com conteúdos exclusivos!