O Calendário do FGTS 2020 já foi divulgado pela Caixa Econômica Federal. Portanto, confira em nosso artigo as datas de pagamento e valores do Calendário FGTS 2020!

Duas novas modalidades de saque FGTS entraram em vigor em 2019: Saque Imediato e Saque-Aniversário.

O Saque Imediato permite retirar até R$ 500 ou R$ 998 do saldo de contas ativas e inativas do Fundo, no exercício 2019/2020.

Publicidade

Todos os pagamentos referentes ao imediato, já foram liberados entre outubro e dezembro de 2019, mas ficarão disponíveis até 31 de março de 2020.

Já o Saque-Aniversário permite o trabalhador retirar uma certa quantia de cada conta do FGTS ,anualmente, em seu mês de aniversário.

Porém, a adesão dele impede que o trabalhador retire o saldo total do FGTS em caso de demissão.

Sobretudo, quem aderiu a essa modalidade em 2019 já poderá sacar o FGTS em 2020/2021.

Publicidade

Porém, no calendário desse primeiro ano a data de sacar pode não coincidir com o mês de aniversário. Não deixe de conferir o Calendário do FGTS 2020, em seguida.

Calendário do FGTS 2020

Consulte, a seguir, o Calendário do FGTS 2020. Os valores ficarão disponíveis para sacar por três meses.

Nascidos entre janeiro a maio não terão os valores liberados no mês do aniversário, nesse primeiro exercício. Segue abaixo, os meses correspondentes à aniversário e liberação do saldos.

  • Janeiro e Fevereiro – Abril a junho de 2020;
  • Março e Abril ​- Maio a Junho de 2020;
  • Maio e Junho – Junho a agosto de 2020;
  • Julho – Julho a Setembro de 2020;
  • Agosto – Agosto a Outubro de 2020;
  • Setembro – Setembro a Novembro de 2020;
  • Outubro – Outubro a Dezembro de 2020;
  • Novembro – Novembro de 2020 a Janeiro de 2021;
  • Dezembro – Dezembro de 2020 a Fevereiro de 2021.

Calendário do FGTS 2020

Veja também:

Vale a pena optar pelo Saque-Aniversário?

Como adiantamos, uma das desvantagens em optar ele, é o trabalhador perder o direito de retirar o saldo total do FGTS, em caso de demissão. Entretanto, o direito de sacar a multa rescisória permanece.

Também, continua valendo o saque nas demais situações garantidas por lei (compra da casa própria, aposentadoria, doenças graves etc.).

Desse modo, fica a dúvida. Vale a pena ou não aderir a essa modalidade? Até porque, após optar pela modalidade, só é possível voltar ao Saque-Rescisão depois de dois anos.

Sendo assim, de acordo com especialistas, o Saque-Aniversário pode ser uma boa opção nas seguintes situações:

  • Dívidas, as quais comprometem mais de 30% da renda mensal. Nesse caso, o valor do FGTS pode ser usado, quitando as dívidas e reequilibrando o orçamento.
  • Trabalhadores que já montaram uma reserva de emergência (suficiente para suprir no mínimo 8 meses sem salário).
  • Trabalhadores com estabilidade no emprego, como servidores públicos.
  • Pessoas, há pouco tempo, no mercado de trabalho. Por isso, têm um saldo baixo no FGTS, de qualquer forma seria insuficiente de se manter em caso de demissão.
  • Quem está desempregado (devido demissão voluntária ou justa causa) e ainda está longe de cumprir os três anos de carência que dão direito a sacar o saldo total.

Contudo, não é recomendável sacar o FGTS:

  • Se o trabalhador está próximo de se aposentar, pois é mais vantajoso deixar o dinheiro rendendo no Fundo e retirar o saldo total na aposentadoria.
  • Para arcar com os custos de eventos como viagens e casamentos. O FGTS deve ser usado principalmente como uma reserva de emergência e não consumo.

Dica: Confira como receber a liberação do lucro do FGTS!

Valor do FGTS de aniversário

O valor depende do saldo da conta do FGTS. Quanto maior for o saldo, menor será o percentual no qual o trabalhador poderá sacar, conforme mostra a tabela a seguir:

Tabela - Valores do FGTS

Os limites de retirada valem para cada conta do trabalhador e não a somatória dos saldos.

Como sacar?

Após aderi-lo, o trabalhador deve comparecer a uma agência da Caixa, retirar o valor, respeitando o calendário de pagamentos. Correntistas da Caixa recebem automaticamente na conta corrente ou poupança.

Como aderir?

A adesão ao Saque-Aniversário deve ser feita pelo site da Caixa. No site, também, é possível simular o valor a ser sacado.

Por fim, o artigo ajudou a esclarecer suas dúvidas sobre o Calendário do FGTS 2020?

Então, compartilhe e ajude a levar a informação a mais pessoas.

Consulte seu saldo do FGTS agora!